A cessação do benefício previdenciário não autoriza a empresa a simplesmente manter o empregado afastado e sem salário. O chamado limbo previdenciário envolve efeitos trabalhistas, previdenciários, médicos e até indenizatórios.
O empregado recebe alta do INSS, apresenta-se para retornar ao trabalho e, ao ser avaliado pela medicina ocupacional da empresa, é considerado inapto para reassumir suas atividades.
O benefício previdenciário deixou de ser pago. O trabalhador não está prestando serviços porque a empresa não autoriza o retorno. E também não recebe salários.
Essa situação é conhecida como limbo previdenciário, ou limbo jurídico previdenciário-trabalhista.
O problema nasce da falta de coincidência entre a avaliação realizada no âmbito previdenciário e a avaliação médico-ocupacional. Contudo, a questão jurídica não deve ser reduzida a uma disputa sobre qual médico está “certo”.
A perícia previdenciária e o exame ocupacional possuem funções distintas. O ponto central, no âmbito trabalhista, é outro: cessado o benefício, o empregador pode impedir o retorno do empregado e, ao mesmo tempo, deixar de remunerá-lo?
A jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho responde negativamente. Cessada a causa de suspensão do contrato e apresentado o empregado para retornar, a empresa que impede a retomada do trabalho assume consequências jurídicas relevantes, inclusive quanto ao pagamento dos salários. Em 2025, o Tribunal Pleno do TST também firmou precedente qualificado reconhecendo dano moral in re ipsa quando o empregador impede o retorno e inviabiliza a remuneração do trabalhador após a alta previdenciária.

O que é o limbo previdenciário?
O limbo previdenciário ocorre, em sua configuração típica, quando o empregado esteve afastado recebendo benefício por incapacidade, o INSS cessa esse benefício, o trabalhador procura retornar ao emprego e a empresa, normalmente amparada em avaliação médico-ocupacional, não autoriza a reassunção das atividades.
O resultado é uma situação paradoxal: para fins previdenciários, o benefício terminou; para fins ocupacionais, a empresa entende que o trabalhador ainda não apresenta condições de exercer determinadas atividades.
É importante esclarecer que a simples cessação do benefício não caracteriza, por si só, limbo imputável ao empregador.
A configuração da responsabilidade trabalhista depende das circunstâncias concretas. Entre elas, ganham especial importância a ciência da empresa acerca da alta previdenciária, a efetiva apresentação ou colocação do empregado à disposição e a eventual recusa patronal ao retorno.
Esse aspecto é tão relevante que o TST afetou, em 25 de agosto de 2025, o Tema 302 dos recursos repetitivos, destinado a definir a quem cabe o ônus da prova quanto à comunicação da situação previdenciária ao empregador e à comprovação da recusa de retorno ao trabalho. Até setembro de 2026, o tema permanece afetado, sem tese firmada.
O que acontece com o contrato após a cessação do benefício?
Durante a percepção do benefício por incapacidade, o empregado é considerado licenciado nos termos do art. 63 da Lei nº 8.213/1991. No plano trabalhista, o art. 476 da CLT estabelece que, durante o benefício referido pelo dispositivo, o empregado é considerado em licença não remunerada. Para compreender os efeitos do período anterior à alta, veja também quando o afastamento pelo INSS impede ou interfere na dispensa do empregado.
O ponto decisivo está na cessação do benefício.
Encerrado o benefício previdenciário, desaparece, em princípio, a causa que justificava a suspensão dos principais efeitos do contrato.
A jurisprudência do TST vem reconhecendo justamente isso: após a alta previdenciária, se o trabalhador se apresenta para reassumir suas atividades e é impedido pela empresa, o contrato não permanece indefinidamente suspenso apenas porque o médico ocupacional divergiu da avaliação previdenciária.
Em precedente do TST, assentou-se que, terminado o benefício, o contrato volta a produzir seus efeitos, permanecendo com o empregado o dever de prestar serviços e com o empregador o dever de pagar salários.
Essa conclusão pode ser compreendida também à luz do art. 2º da CLT, segundo o qual o empregador assume os riscos da atividade econômica, e do art. 4º, que considera como tempo de serviço efetivo o período em que o empregado permanece à disposição do empregador, nas hipóteses legalmente cabíveis.
Afinal, quem paga durante o limbo previdenciário?
Na hipótese clássica — benefício cessado, empregado apresentado para retorno e empresa impedindo a retomada do trabalho —, a jurisprudência do TST atribui ao empregador a responsabilidade pelos salários correspondentes ao período em que o trabalhador permaneceu afastado por decisão patronal.
A lógica é jurídica e contratual.
O INSS deixou de pagar porque entendeu inexistente a incapacidade previdenciária que justificava a manutenção do benefício. O empregado, por sua vez, coloca-se à disposição da empresa. Se é o empregador que impede a prestação dos serviços, não pode, como regra, transferir ao trabalhador todo o risco econômico decorrente dessa decisão.
O TST registra que é responsabilidade do empregador o pagamento dos salários ao empregado impedido de retornar ao trabalho após a cessação do benefício previdenciário.
Essa responsabilidade não decorre da afirmação de que o médico da empresa necessariamente errou. Decorre do fato de que a divergência médica não cria, por si só, uma terceira modalidade de suspensão contratual sem salário e sem benefício previdenciário.
Reconhecida judicialmente a responsabilidade patronal, a condenação poderá envolver os salários do período e, conforme a situação concreta e a natureza jurídica das parcelas, os respectivos efeitos trabalhistas.
Não se deve, porém, presumir automaticamente que toda parcela contratual ou todo reflexo será devido em qualquer caso. Isso dependerá da natureza da verba, do período reconhecido e do conteúdo da decisão judicial.
Aptidão previdenciária e aptidão ocupacional são a mesma coisa?
Não.
Esse é um dos pontos mais importantes para compreender corretamente o limbo previdenciário.
A avaliação previdenciária examina a incapacidade do segurado para fins de concessão, manutenção ou cessação do benefício de acordo com os critérios da legislação previdenciária.
Já a avaliação médico-ocupacional considera a relação entre o estado de saúde do trabalhador, as atividades que desempenhará e os riscos existentes no ambiente de trabalho.
Portanto, não é tecnicamente adequado tratar o problema como uma simples disputa hierárquica entre o “médico do INSS” e o “médico da empresa”.
As avaliações possuem finalidades jurídicas e técnicas diferentes.
A empresa possui deveres próprios de saúde e segurança. O art. 157 da CLT determina que ela cumpra e faça cumprir as normas de segurança e saúde no trabalho, enquanto o art. 168 disciplina os exames médicos ocupacionais.
O que a jurisprudência trabalhista não admite é que essa divergência seja solucionada simplesmente deixando o trabalhador sem benefício e sem remuneração.
A empresa é obrigada a colocar o empregado imediatamente na mesma função?
Não necessariamente.
A conclusão de que a empresa não pode simplesmente deixar o trabalhador sem salário não significa que ela deva ignorar uma restrição médica relevante ou expor o empregado a risco.
Nos afastamentos por doença ou acidente por período igual ou superior a 30 dias, a NR-7 determina que o exame clínico de retorno seja realizado antes de o empregado reassumir suas funções. A própria norma estabelece que a avaliação médica deve definir eventual necessidade de retorno gradativo.
Por isso, diante de limitações constatadas no exame ocupacional, a empresa deve administrar ativamente a situação.
Conforme o caso, podem ser examinadas medidas como adequação das atividades, atribuição de tarefas compatíveis com as restrições, retorno gradativo ou providências relacionadas à reabilitação profissional previdenciária, quando juridicamente pertinente.
Deve-se ter cautela com o uso indiscriminado da expressão “readaptação”. No setor privado, é geralmente mais preciso falar em adequação das atividades ou atribuição de tarefas compatíveis, reservando a expressão reabilitação profissional às hipóteses disciplinadas pelo sistema previdenciário.
A Lei nº 8.213/1991 prevê, no art. 62, processo de reabilitação profissional para o segurado que não possa recuperar-se para sua atividade habitual, mas seja passível de exercer outra atividade que lhe garanta subsistência.
O que caracteriza — e o que não caracteriza — o limbo imputável à empresa?
A análise depende de fatos concretos.
Em regra, a hipótese mais evidente ocorre quando o benefício previdenciário é cessado, o empregado comunica a alta, apresenta-se ou demonstra inequivocamente sua disponibilidade para retornar e a empresa impede o retorno, mantendo-o sem remuneração.
Por outro lado, a mera discordância do empregado em relação à decisão do INSS não basta para atribuir automaticamente à empresa a responsabilidade pelo período.
Também não é suficiente, isoladamente, possuir atestado particular indicando incapacidade se o trabalhador simplesmente permanece em casa sem comunicar adequadamente a empresa ou sem demonstrar que tentou reassumir suas funções.
É justamente por isso que a prova documental se torna decisiva.
Comunicações de alta, mensagens enviadas ao empregador, convocação para exame de retorno, ASO com conclusão de aptidão ou inaptidão, relatórios médicos, protocolos administrativos e registros de comparecimento podem definir o resultado de uma ação judicial.
A existência dessa controvérsia probatória levou o Tribunal Pleno do TST a afetar o Tema 302, que deverá definir a distribuição do ônus da prova sobre a comunicação da alta e a recusa de retorno. Até setembro de 2026, ainda não existe tese firmada nesse tema.

Exemplo prático: alta previdenciária e ASO com conclusão de inaptidão
Imagine um empregado afastado durante quatro meses em razão de doença.
O INSS cessa o benefício por incapacidade temporária. O trabalhador comunica a decisão à empresa e comparece para o retorno.
Como o afastamento foi superior a 30 dias, ele realiza o exame clínico de retorno previsto na NR-7. Ao final da avaliação, é emitido ASO com conclusão de inaptidão para reassumir as atividades naquele momento.
A empresa determina que ele volte para casa e afirma que deverá resolver sua situação novamente com o INSS.
Durante os dois meses seguintes, o empregado não recebe benefício previdenciário nem salário.
Nesse cenário, existe forte aproximação com a configuração clássica do limbo previdenciário: houve alta, ciência patronal, tentativa de retorno e impedimento empresarial.
À luz da jurisprudência do TST, há fundamento consistente para responsabilizar o empregador pelos salários correspondentes ao período em que obstou o retorno.
E se o próprio trabalhador não se apresentar após a alta?
A situação é diferente.
O empregado que permanece afastado por decisão unilateral, sem comunicar a cessação do benefício ou sem justificar adequadamente sua ausência, não está na mesma posição jurídica daquele que tenta retornar e é impedido pela empresa.
A Súmula 32 do TST estabelece presunção de abandono quando o trabalhador não retorna ao serviço no prazo de 30 dias após a cessação do benefício previdenciário nem justifica o motivo de não fazê-lo.
A matéria também foi objeto de precedente qualificado no Tema 226 do TST, em consonância com essa orientação.
Isso não significa que o mero transcurso de 30 dias dispense a análise da situação concreta. O abandono de emprego envolve elementos próprios da justa causa e deve ser examinado com cautela.
Para o empregado que discorda da alta previdenciária, a orientação juridicamente mais segura é comunicar formalmente a empresa, apresentar-se para o procedimento de retorno quando cabível e, simultaneamente, utilizar os meios administrativos ou judiciais adequados para questionar a cessação do benefício.
Simplesmente permanecer em casa pode criar séria dificuldade probatória.
O trabalhador pode contestar a alta do INSS?
Sim.
A decisão administrativa que cessa o benefício pode ser questionada pelos instrumentos previdenciários cabíveis.
A Lei nº 8.213/1991 disciplina os benefícios por incapacidade e também prevê a reabilitação profissional quando o segurado não é recuperável para sua atividade habitual, mas possui capacidade para outra atividade que lhe assegure subsistência.
É importante perceber, contudo, que existem relações jurídicas diferentes.
A discussão sobre concessão ou restabelecimento do benefício envolve o segurado e o INSS.
A discussão sobre salários posteriores à alta, quando o empregado afirma ter sido impedido de retornar, envolve a relação de emprego.
Essas relações podem se comunicar, mas benefício previdenciário, salário e indenização por dano moral não possuem o mesmo fundamento jurídico.
O limbo gera dano moral?
O tratamento jurisprudencial dessa questão tornou-se mais objetivo.
Em 24 de março de 2025, no julgamento do Tema 88 dos recursos repetitivos, o Tribunal Pleno do TST firmou a seguinte orientação: a conduta do empregador que impede o retorno do empregado ao trabalho e inviabiliza o recebimento de sua remuneração após a alta previdenciária é ilícita e configura dano moral in re ipsa, sendo devida indenização.
Trata-se de precedente qualificado e, portanto, de relevância superior à de decisões isoladas de Turmas do Tribunal.
A fundamentação da matéria dialoga com o art. 476 da CLT, o art. 63 da Lei nº 8.213/1991 e o art. 927 do Código Civil, expressamente indicados na ficha oficial do Tema 88.
Também podem ser considerados, conforme o enquadramento jurídico do caso, os arts. 186 e 187 do Código Civil, relativos ao ato ilícito e ao abuso de direito, além da disciplina dos danos extrapatrimoniais trabalhistas constante dos arts. 223-A a 223-G da CLT.
A tese do Tema 88, contudo, deve ser corretamente delimitada.
Ela não significa que qualquer período sem benefício posterior a uma alta previdenciária gere automaticamente dano moral.
O precedente refere-se à situação em que a conduta patronal impede o retorno ao trabalho e, em consequência, inviabiliza a remuneração após a alta.
Portanto, antes de discutir a presunção do dano, é necessário verificar se estão presentes os fatos que caracterizam a própria conduta ilícita contemplada pelo precedente.
Pagamento de salários e indenização por dano moral são coisas diferentes
Essa distinção é fundamental.
Os salários do período decorrem da relação contratual de emprego e da retomada dos efeitos do contrato após a cessação do benefício.
A indenização por dano moral, por sua vez, decorre da responsabilidade civil decorrente da conduta ilícita reconhecida.
Já o benefício por incapacidade possui natureza previdenciária e deriva da relação entre o segurado e o Regime Geral de Previdência Social.
Por isso, em uma mesma controvérsia podem coexistir questões relativas a salários, benefício previdenciário e indenização civil, cada uma com pressupostos jurídicos próprios.
E se o INSS restabelecer o benefício retroativamente?
Esse cenário exige atenção adicional.
Pode ocorrer de o trabalhador questionar a cessação do benefício e posteriormente obter decisão administrativa ou judicial determinando seu restabelecimento com efeitos retroativos.
Se, paralelamente, houver discussão trabalhista sobre pagamento de salários durante o mesmo intervalo, poderá surgir controvérsia sobre eventual coincidência temporal de prestações.
Não existe razão para formular, em abstrato, uma solução automática para todos os casos.
Será necessário examinar o conteúdo das decisões previdenciária e trabalhista, a natureza das parcelas reconhecidas e as circunstâncias concretas, inclusive para evitar enriquecimento sem causa ou transferência inadequada de responsabilidade entre empregador, empregado e Previdência Social.
Nesse tipo de discussão, institutos gerais do Direito Civil, como a vedação ao enriquecimento sem causa prevista no art. 884 do Código Civil, podem ingressar no debate, mas não substituem a análise específica do regime trabalhista e previdenciário aplicável.
A origem ocupacional da doença muda a obrigação de pagar os salários do limbo?
Não necessariamente quanto à pergunta central.
A jurisprudência do TST reconhece que a responsabilidade patronal pelos salários posteriores à alta, quando a empresa impede o retorno, decorre da retomada dos efeitos do contrato de trabalho, não sendo indispensável que a enfermidade tenha natureza ocupacional para que essa discussão exista.
A origem da incapacidade, entretanto, pode produzir outros efeitos relevantes.
Em casos de acidente do trabalho ou doença ocupacional podem surgir discussões adicionais sobre estabilidade provisória, depósitos de FGTS durante determinados afastamentos, responsabilidade civil por danos materiais ou extrapatrimoniais, pensionamento e outras consequências previstas em lei. A distinção entre B31 e B91 ajuda a compreender esses diferentes efeitos trabalhistas.
Assim, a resposta sobre quem paga durante o limbo não esgota os direitos potencialmente envolvidos.
O Tema 1.421 do STF pode mudar essa discussão?
O Tema 1.421 do Supremo Tribunal Federal é relevante, mas seu objeto precisa ser corretamente delimitado.
Ele não tem por objeto direto definir quem deve pagar os salários durante o limbo previdenciário.
O STF reconheceu repercussão geral para discutir duas questões: a competência constitucional da Justiça do Trabalho ou da Justiça Federal em determinadas ações envolvendo a manutenção da qualidade de segurado no período de limbo e a interpretação do início do período de graça previsto no art. 15, II, da Lei nº 8.213/1991.
O leading case é o RE 1.460.766, de relatoria do ministro Gilmar Mendes.
Até setembro de 2026, o acompanhamento oficial do Supremo registra repercussão geral reconhecida, mas não indica julgamento definitivo do mérito. O último andamento relevante disponibilizado registra o processo concluso ao relator em 19 de março de 2026.
A controvérsia surgiu a partir do Tema 300 da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais.
A TNU havia fixado tese segundo a qual, quando o empregador impede o retorno após a cessação do benefício porque considera o trabalhador incapaz, a qualidade de segurado se mantém até o encerramento do vínculo, iniciando-se então a contagem do período de graça.
Atualmente, porém, o próprio CJF registra expressamente o Tema 300 como “Em Revisão – Tema 1421/STF”.
Assim, esse ponto previdenciário deve ser acompanhado, mas não deve ser confundido com a orientação trabalhista já existente sobre salários devidos quando a empresa impede o retorno.

Como empresas e RH podem reduzir o risco de limbo previdenciário?
A principal medida é evitar a postura passiva de simplesmente devolver o trabalhador ao INSS sem solução trabalhista para o período posterior à alta.
A empresa deve manter documentação consistente sobre afastamentos e benefícios, providenciar tempestivamente o exame de retorno quando exigido pela NR-7, registrar as conclusões médicas e avaliar concretamente alternativas compatíveis com eventuais limitações.
Quando houver inaptidão ou restrições relevantes, a área de saúde ocupacional, o RH e o departamento jurídico devem atuar de forma coordenada.
Do ponto de vista probatório, também é prudente formalizar comunicações sobre comparecimento, convocação para exames, disponibilidade de funções, restrições médicas, eventuais recusas do trabalhador e providências adotadas pela empresa.
Para o empregado, igualmente, a documentação é essencial.
A decisão de cessação do benefício, comprovantes de apresentação à empresa, ASO, atestados, relatórios médicos, mensagens, e-mails e protocolos podem ser fundamentais para demonstrar quem efetivamente impediu o retorno.
Essa cautela ganha ainda mais importância enquanto permanece pendente o Tema 302 do TST sobre o ônus da prova dessa comunicação e da recusa de retorno.
Conclusão
O chamado limbo previdenciário surge de uma zona de contato entre Direito Previdenciário, Direito do Trabalho, saúde ocupacional e responsabilidade civil.
Quando o INSS cessa o benefício e o empregado se apresenta para retornar, a empresa não é obrigada a ignorar riscos ocupacionais nem a colocá-lo automaticamente na mesma atividade se houver contraindicação médica séria.
Também não pode, entretanto, simplesmente impedi-lo de trabalhar e transferir ao trabalhador todo o custo econômico da divergência.
A jurisprudência do TST reconhece que, cessado o benefício previdenciário e obstado o retorno pela empresa, o contrato volta a produzir seus efeitos, cabendo ao empregador responder pelos salários do período em que impediu a prestação de serviços.
Desde 2025, existe ainda orientação qualificada do Tribunal Pleno: no Tema 88, o TST fixou que impedir o retorno e inviabilizar a remuneração após a alta constitui conduta ilícita e configura dano moral in re ipsa.
Isso não transforma qualquer divergência previdenciária em limbo automaticamente. Continua sendo essencial identificar quem deu causa ao afastamento posterior à alta e comprovar a comunicação entre trabalhador e empregador — matéria que ainda será uniformizada pelo TST no Tema 302.
Para empresas, trabalhadores e profissionais do Direito, portanto, a questão central não é apenas saber se o empregado continua doente. É determinar qual é a situação jurídica do contrato após a cessação do benefício e quem impediu sua normal retomada.
FONTES E REFERÊNCIAS
- Consolidação das Leis do Trabalho — CLT, especialmente arts. 2º, 4º, 157, 168, 223-A a 223-G e 476. Presidência da República.
- Lei nº 8.213/1991, especialmente arts. 15, 59, 62 e 63. Presidência da República.
- NR-7 — Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, especialmente itens 7.5.9 e 7.5.9.1. Ministério do Trabalho e Emprego.
- TST — Tema 88 dos recursos repetitivos, RR-1000988-62.2023.5.02.0601, Tribunal Pleno: dano moral in re ipsa quando o empregador impede o retorno e inviabiliza a remuneração após a alta previdenciária.
- TST — Tema 302 dos recursos repetitivos, RRAg-0100395-61.2022.5.01.0491, sobre ônus da prova da comunicação da alta e da recusa de retorno; tema ainda afetado, sem tese firmada até setembro de 2026.
- TST — Súmula 32 e Tema 226, relativos à presunção de abandono após a cessação do benefício previdenciário quando não há retorno nem justificativa no prazo aplicável.
- STF — Tema 1.421 da repercussão geral, RE 1.460.766, sobre competência jurisdicional e período de graça previdenciário em situação de limbo; mérito ainda não definitivamente julgado até setembro de 2026.
- CJF/TNU — Tema 300, atualmente registrado como “Em Revisão – Tema 1421/STF”.
